Postagens

Mostrando postagens de junho, 2022

Bhaskara: muito mais que uma simples fórmula

Imagem
Uma alternativa ao ensino tradicional: alunos aprendem matemática criando paródia AUTORAS Professora Bruna Elizabeth Adamowicz da Luz Professora Mônica Karoline de Lima 9º anos – Sede Centro A Fórmula de Bhaskara recebe esse nome no Brasil desde o final dos anos 60; porém, no restante do mundo, ela é conhecida como “Equação quadrática” ou ainda “Equação de segundo grau”. Recebeu esse nome em homenagem a Bhaskara Acharya, um matemático indiano que viveu há mais de 900 anos e que contribuiu para diversos campos matemáticos como a trigonometria, cálculo, álgebra, sendo uma dessas contribuições o avanço nos estudos com as equações quadráticas.

Festa Junina

Imagem
AUTORIA Equipe do Colégio Sagrada Família As Festas Juninas foram trazidas ao Brasil pelos colonizadores portugueses. Homenagens a alguns santos católicos. Santo Antônio (13/06), São João (24/06) e São Pedro(29/06). No Sagrada comemoramos com o pátio enfeitado com bandeirinhas coloridas, muitas guloseimas, jogos juninos e alunos com trajes típicos, camisa xadrez, remendos, bigodes, vestidos com babados, tranças e botas. Animação não falta! Os alunos do Centro no dia 11/06 abrilhantaram a festa com suas danças. Viva Santo Antônio, São João e São Pedro! Dia 25 de junho tem mais na Sede Auxiliadora! Não fique fora dessa!

Ler é viajar virando páginas

Imagem
AUTORA Professora Fabiana Maria Perreto, 6°ano C, Sede Auxiliadora Ler é a possibilidade de viajar sem sair do lugar. Viver histórias sendo o protagonista ou o antagonista . Sonhar com finais felizes. Surpreender- se com finais inesperados. Dar gargalhadas ou chorar com dramas alheios. Com o livro O mágico de Oz , os alunos dos 6° ano estão vivendo o encantamento proporcionado pelos contos de fadas modernos.Dorothy uma menininha alegre que vive muitas aventuras ao lado dos seus amigos, Totó, o Espantalho em busca de um cérebro, o Lenhador de lata que procura um coração e o Leão atrás da coragem. É algo semelhante a nós humanos, que sempre estamos buscando algo que nos falta. O que será que nos falta? Sentimentos, razão ou coragem? Será que estamos procurando no lugar certo?

Conhecer o gênero diário íntimo, produzir textos desse gênero, refletir sobre a importância dos diários íntimos que se tornaram legados para a humanidade

Imagem
AUTORA Professora Miriam Maria Vaz Herrera, 8º ano, Sede São José No gênero diário íntimo, registram-se não apenas fatos do dia a dia, mas também pensamentos e impressões que esses acontecimentos provocam. Geralmente, por ser confidencial, o diário é considerado, por seu autor, um interlocutor em quem confia e para o qual pode revelar segredos e reflexões íntimas. O autor de um diário íntimo tem apenas a si mesmo como interlocutor. Essa situação é alterada quando o diário é publicado (em livros ou em outros meios), pois a edição tende, de algum modo, a alterá-lo com vistas a proteger os interesses das pessoas envolvidas.