Bhaskara: muito mais que uma simples fórmula

Uma alternativa ao ensino tradicional: alunos aprendem matemática criando paródia

AUTORAS

Professora Bruna Elizabeth Adamowicz da Luz
Professora Mônica Karoline de Lima
9º anos – Sede Centro


A Fórmula de Bhaskara recebe esse nome no Brasil desde o final dos anos 60; porém, no restante do mundo, ela é conhecida como “Equação quadrática” ou ainda “Equação de segundo grau”. Recebeu esse nome em homenagem a Bhaskara Acharya, um matemático indiano que viveu há mais de 900 anos e que contribuiu para diversos campos matemáticos como a trigonometria, cálculo, álgebra, sendo uma dessas contribuições o avanço nos estudos com as equações quadráticas.

Até o fim do século 16, não se usava uma fórmula para obter as raízes de uma equação do segundo grau, simplesmente porque não se representavam por letras os coeficientes de uma equação. Isso começou a ser feito a partir de François Viete, matemático francês que viveu de 1540 a 1603. Logo, embora não se deva negar a importância e a riqueza da obra de Bhaskara, não é correto atribuir a ele a conhecida fórmula de resolução da equação do segundo grau.

Para quem não conhece, a fórmula de Bhaskara é a seguinte: 


De modo bem simples, essa fórmula é utilizada para resolver equações quadráticas, na qual conseguimos coletar duas raízes para um gráfico de parábola. Então, é comum perguntar para que serve isso, ou o famoso questionamento das salas de aula “Em que usarei isso na minha vida?”. A fórmula de Bhaskara é a primeira prova que se tem de que são necessárias pelo menos duas opiniões, visões, maneiras ou até mesmo verdades para resolver seus problemas. E isso leva a refletir sobre aquele velho ditado sobre “os dois lados da moeda”.

Na prática, é com Bhaskara e o uso da trigonometria que muitos campos de estudo e aplicação no nosso mundo moderno são possíveis, incluindo a computação gráfica, desenvolvimento de jogos, eletrônica, sistemas de navegação, teoria musical, acústica, estatística, equipamentos médicos, economia entre muitos outros.

Se analisado mais a fundo, as funções derivadas de Bhaskara e das raízes quadráticas, a utilidade vai bem longe. Pode-se citar a criação do microchip, a análise de uma determinada aceleração, as órbitas planetárias, a teoria quântica, a teoria do caos, etc.

Imagine o quão difícil é para um adolescente esse estudo, dentre outros inúmeros aprendizados pelos quais ele precisa passar no decorrer da sua vida escolar que não tem o mínimo de explicação possível para que ele se interesse ou pelo menos entenda o porquê.

Portanto, diante do conteúdo Matemático “Equações do 2º grau”, a Fórmula de Bhaskara soluciona problemas que envolvem igualdade, incógnita (valor desconhecido) e de grau 2. Por isso, é de grande importância para o desenvolvimento dos conhecimentos dos alunos.

Pensando em uma proposta dinâmica, divertida e atrativa para os alunos a fim de tornar a aprendizagem significativa, os professores de Matemática do Colégio Sagrada Família, Bruna Elizabeth Adamowicz da Luz, Marina Marra, Matheus Felipe Vaz e Rosilda Aparecida Chociai Scremin propuseram aos alunos dos 9º anos a criação de uma paródia a partir da Fórmula de Bhaskara.

De acordo com a professora Bruna, da Sede Centro, essa atividade cabe em diferentes realidades e torna o processo mais dinâmico e prazeroso. A elaboração da paródia é uma metodologia de ensino que ajuda o aluno, de forma lúdica, na construção do saber, na interação social entre colegas, no desenvolvimento de habilidades do trabalho em equipe, sabendo ouvir opiniões dos colegas, buscando um consenso para o resultado final.

Vale ressaltar que a proposta também trabalha a interdisciplinaridade com as disciplinas de Arte e Português desenvolvendo, simultaneamente, diferentes áreas do saber.

Os alunos da Sede Centro reuniram-se no Salão Nobre do Colégio para a apresentação, que foi prestigiada também pelos alunos do 1º EM, Professores, equipe de Coordenação e Direção.

DEPOIMENTOS DOS ALUNOS

"Sem dúvida, essa dinâmica foi muito divertida e, com certeza, ajudou alunos com dificuldade em relação à Matemática e aos acanhados. Esse tipo de atividade pode ajudar com o desenvolvimento da desinibição e combate à timidez de alguns alunos, e a dificuldade de entendimento do conteúdo explicado. Meus parabéns a todos os envolvidos".
Luany Alexsandra Viana - 9º A

"Primeiramente, gostaria de congratular a professora Bruna, e também a coordenação do Colégio Sagrada Família. Em minha opinião, essa apresentação foi muito útil pois 'quebrou o gelo' entre as turmas, e aproximou algumas pessoas que têm desavenças entre si. Sem mencionar que também mostra alguns talentos 'escondidos' que antes tinham vergonha. Gostei da ideia e produção para a apresentação".
Yohan Gustavo de Lima Meert - 9º A

"Gostei bastante dessa atividade, sinto que foi bom para mim, pois tenho muita vergonha de me apresentar na frente de outras pessoas (até agora não sei como consegui). Foi legal o jeito que todo mundo se juntou para apresentar, se divertindo, mas envolvendo os conteúdos".
Maria Eduarda Antunes Valach - 9º B

"A paródia sobre a Fórmula de Bhaskara gerou, em toda a turma, ânimo e motivação para aprender, pois desde o início do ano essa atividade era aguardada por nós. Além de uma integração com a sala, a proposta gerou uma interação entre os participantes de cada grupo. Atividades coletivas, após a pandemia, geram um sentimento de desafio e superação. Para mim, atividades que rompem com a tradicionalidade do modelo educacional serão o futuro da educação".
Annalice Laís Carbonar Cavali - 9º B

"Atividades como essa deixam a aula mais dinâmica e os alunos têm como resultado um rendimento e aprendizado melhor. As apresentações feitas melhoram a capacidade do aluno de se expressar em público. Adorei a experiência e espero que outras pessoas tenham a mesma oportunidade".
Isabela Kozan de Souza Santos - 9º C

"Eu adorei essa atividade que a professora Bruna organizou. Digo isso porque tive que enfrentar meu medo de falar em público e pude me aproximar melhor das outras turmas de 9º anos. Foi muito bom ver que todos os alunos colaboraram com quem estava apresentando. Amei a experiência!"
Luis Henrique de Arruda - 9º C

"A atividade sobre a paródia da Fórmula de Bhaskara foi muito importante para nós, alunos. Nos fez aprender o conteúdo de maneira leve e descontraída, não tornando o aprendizado cansativo. Com certeza, na hora da prova, lembraremos das músicas".
Vitória Cristina Favaro - 9º C



Professora Bruna Elizabeth Adamowicz da Luz e a aluna Ana Paula Ferraz Portela, do 9º B

Grupo de alunos do 9º A

Grupo de alunos do 9º B

Grupo de alunos do 9º B

Comentários