Conhecer o gênero diário íntimo, produzir textos desse gênero, refletir sobre a importância dos diários íntimos que se tornaram legados para a humanidade

AUTORA
Professora Miriam Maria Vaz Herrera, 8º ano, Sede São José

No gênero diário íntimo, registram-se não apenas fatos do dia a dia, mas também pensamentos e impressões que esses acontecimentos provocam. Geralmente, por ser confidencial, o diário é considerado, por seu autor, um interlocutor em quem confia e para o qual pode revelar segredos e reflexões íntimas. O autor de um diário íntimo tem apenas a si mesmo como interlocutor. Essa situação é alterada quando o diário é publicado (em livros ou em outros meios), pois a edição tende, de algum modo, a alterá-lo com vistas a proteger os interesses das pessoas envolvidas.

A ideia de trabalhar o gênero mais a fundo começou quando os alunos do 8º ano, Sede São José, iniciaram os estudos de diário íntimo com leituras de trechos do famoso “O diário de Anne Frank”. Annelies Marie Frank foi uma garota judia, vítima do holocausto, durante a Segunda Guerra Mundial, e viveu por dois anos em um esconderijo em Amsterdã, na Holanda. Durante esse período escreveu seu diário íntimo, que ela chamou de Kitty. Após ser descoberta, a família foi separada e levada para campos de concentração. O único sobrevivente foi o pai de Anne, que descobriu seu diário e conseguiu publicá-lo. O livro foi lançado em 1947.

Muitos alunos da turma comentaram que já o haviam lido e, para o restante, a obra também não era desconhecida.

Como houve grande interesse pelo gênero e pelo tema, surgiu a ideia da produção dos diários, não só como relatos íntimos, mas também como registros de fatos econômicos, políticos, sociais, assim como os relatos de Anne.

Após estudo do gênero e de textos afins, durante duas semanas, os alunos produziram livremente, em casa, trechos de diários pessoais. Como essas produções serão entregues, para leitura, aos alunos do 8º ano, de 2023, ficou combinado que a escolha dos dias registrados oficialmente seria livre. Cada um pôde escrever sobre sentimentos, momentos bons e ruins, planos futuros, questionamentos sobre temas políticos, sociais, econômicos, dentre outros. Como são textos que serão compartilhados com outras pessoas, os alunos foram orientados para registrar somente o que desejassem, nada além do que gostariam que fosse mostrado.

O objetivo foi justamente mostrar que um diário pode ser muito mais do que somente um relato íntimo e, por vezes, tornar-se um documento importante para a posteridade, como foi o de Anne Frank e o de vários outros autores.

Acredito que esse objetivo foi alcançado tendo em vista o interesse e a participação dos alunos. Durante essas duas semanas, antes do início das aulas de Língua Portuguesa ou de Produção de Texto, muitos vinham comentar, questionar e trocar ideias sobre o teor dos diários. Houve casos de alunos que chegaram a comprar o livro o que comprova o grau de envolvimento. Para nós, professores, essa é a maior recompensa.

Os diários produzidos pelos discentes foram recolhidos e ficarão guardados até o ano que vem, 2023. A leitura desses textos somente acontecerá no próximo ano, pelos futuros alunos do oitavo ano.


Depoimentos de alguns alunos e algumas alunas sobre 3 questões referentes ao gênero trabalhado:

1ª questão: Qual a importância de se escrever um diário?

2ª questão: O que o(a) levou a escrever seu próprio diário?

3ª questão: Qual a importância de um diário histórico?

“Registrar momentos importantes, falar sobre seus sentimentos para si mesmo guardando um momento especial ou histórico para sempre.” Nicolas Waurech, 13 anos. 8º SJ

“Desabafar e falar o que você está sentindo, principalmente aquilo que não quer que outras pessoas saibam. O diário também é um modo de saber como você pensava e quem era no passado.” Natalie Sopelsa Zakowicz, 12 anos. 8º SJ

“O diário é um meio de poder desabafar e contar sentimentos que eu não falaria a ninguém. É um lugar onde eu não preciso me fingir de forte, posso demostrar meus medos, pontos fracos e o que me machuca.” Nathália Lourena Monico, 13 anos. 8º SJ

“Deixar um diário é importante para que nossas próximas gerações possam saber mais sobre a gente, sobre coisas que estavam acontecendo no mundo em determinada época.” Beatriz de Lima Macedo, 13 anos. 8º SJ

“Eu acredito que os diários auxiliam na tentativa de tornar um fato vivido mais verossímil pelo fornecimento de detalhes mínimos que alguns estudiosos podem utilizar para confirmar um determinado momento histórico com maior precisão.” Rômulo Alves, 13 anos. 8º SJ

“Para desabafar, deixar registradas suas opiniões e ideias, falar coisas que você não se sente à vontade para contar a outra pessoa e, de certa forma, eternizar momentos importantes.” Laura de Sousa Oliwiak, 12 anos. 8º SJ

“Pois algum dia os relatos escritos podem ser utilizados para se descobrir ou comentar sobre o que ocorreu, como o diário de Anne Frank, que foi utilizado para registro sobre a 2ª Guerra Mundial mostrando-se muito importante.” Maria Eduarda Müller de Quadros, 13 anos. 8º SJ

“Estava me sentindo muito sozinha e insegura não podendo contar meus segredos e ideias a ninguém. Então resolvi escrever um diário.” Isabelle Schultz Soltovski, 13 anos. 8º SJ

“No futuro, os diários podem ser lidos para relembrar o que aconteceu no passado e alguns deles podem até ter importância histórica, como o “Diário de Anne Frank”.” Maria Lívia Calixto Vendrami, 13 anos. 8º SJ

“Queria alguém com quem me abrir, expor meus sentimentos, pensamentos. O diário virou meu amigo imaginário.” João Paulo Benhuk Hnyda, 13 anos. 8º SJ

“Eu comecei a escrever um diário porque vi que era uma nova forma de expressar o que eu sentia. Às vezes, tenho problemas de autoestima e o diário acaba me auxiliando.” Júlia Pillsky Gonzeli Ferreira, 12 anos. 8º SJ

Seguem 4 fotos sobre o trabalho realizado.

A aluna Isabelle Schultz Soltovski comprou o livro “O diário de Anne Frank”. 

Ela gosta muito de ler e interessou-se pela obra.


Na foto acima, as páginas de diário produzidas pelos alunos do 8º ano SJ 

que serão guardadas para visualização da próxima turma do ano 2023.

 



Nas fotos acima, alguns alunos e alunas do 8º ano SJ com seus respectivos diários.


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