ATIVIDADE DOS ALUNOS DO SAGRADA FAMÍLIA REFORÇA A IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO EM PONTA GROSSA

Professores Lucas Santiago Martins, Thiago Guilherme de Souza, Cristiane Mika, Caroline Nocêra e Lilian Schuber. Turmas do 2° ano do Ensino Médio. Colégio Sagrada Família.

Os alunos do segundo ano do Ensino Médio do Colégio Sagrada Família, orientados pelos professores Lucas Santiago Martins e Thiago Guilherme de Souza, e das professoras Cristiane Mika, Caroline Nocêra e Lilian Schuber participaram de um projeto especial no itinerário formativo de Cultura, Ética e Sociedade, com o objetivo de promover a reflexão crítica sobre a importância da preservação do patrimônio histórico edificado de Ponta Grossa.

A atividade reuniu os alunos na Praça Marechal Floriano, em frente à Catedral Sant,Ana, para discutirem a preservação de edificações na cidade. Logo em seguida os alunos visitaram o interior da Catedral, indo até o subsolo onde se encontra o Museu Diocesano e a cripta.

“A visita na catedral era importante para destacar o poder religioso que a cidade tem com sua população, e como isso refletiu desde a década de 1970, quando tivemos a demolição da antiga catedral, para dar lugar a uma nova edificação. Isso exemplifica como que a demolição e uma construção ainda seguem vivas no imaginário da cidade”, argumenta um dos educadores que participaram do trabalho.

Além da catedral, os alunos visitaram o Museu Campos Gerais e suas exposições. Sob a mediação dos residentes técnicos da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), e do Diretor de Ação Educativa e Extensão, Profº Doutor Ilton César Martins, os alunos conheceram através de suas explicações, como ocorreu a preservação do antigo Fórum Judicial da cidade, os processos de restauração, além das exposições “Cotidiano e vida militar em Roma”, “Mostra insetário Felipe Justus”, “Africanidades em máscaras”, “Micro mostra da Reserva Técnica”, e “Era uma vez… Brinquedos…”.

A visita gerou a produção de um guia turístico patrimonial de Ponta Grossa, onde os alunos pesquisaram outras edificações tombadas como patrimônio histórico da cidade, como forma de conscientização da preservação desses locais.












Comentários