ALUNOS DO SAGRADA FAMÍLIA FAZEM ENTREVISTAS COM VÍTIMAS DE PRECONCEITO

Professores Lucas Santiago Martins e Thiago Guilherme de Souza, 2° ano do Ensino Médio. Colégio Sagrada Família.

O Segundo Ano do Ensino Médio do Colégio Sagrada Família desenvolveu nesse semestre, no itinerário formativo de Cultura, Ética e Sociedade, um trabalho de gênero jornalístico por meio dos professores, Lucas Santiago Martins e Thiago Guilherme de Souza. Inspirados em uma atividade semelhante à Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB), a proposta desenvolvida em sala, conduziam os alunos a entrevistarem pessoas de um círculo social que foram vítimas de algum preconceito. Os docentes afirmam que tal trabalho tinha como objetivo despertar nos alunos, novos olhares sobre a diversidade social e cultural, de forma crítica e respeitosa.

“O trabalho em si não era destacar apenas a prática jornalista, mas fazer o aluno entender a seriedade do assunto colocando ele mesmo frente a frente com uma pessoa vítima de um preconceito, para compreender mais o que essas pessoas passam dentro da sociedade”, afirmam os educadores que supervisionaram o trabalho.

Para Rômulo Alves, aluno de uma das sedes do colégio, “o trabalho trouxe como desafio, uma atividade diferente dos padrões que estamos acostumados, sem dizer na burocracia com documentações de autorização, encontrar um entrevistado fora do colégio, elaborar roteiros de entrevistas, fotografia com entrevistado, além da produção de um material”.

As entrevistas geraram a produção de cartazes que foram expostos no ambiente escolar como uma forma de reflexão e conscientização sobre o tema.












Comentários