Exposição interativa sobre o mundo dos animais peçonhentos

Professora Lilian Lopes Schuber, 3° ano do Curso de Formação de Docentes. Colégio Sagrada Família.


Os alunos do Curso de Formação de Docentes do Colégio Sagrada Família, orientados pela Professora Lilian Lopes Schuber, realizaram no dia 04/09/24, uma visita técnica à “Exposição interativa sobre o mundo dos animais peçonhentos”, ofertada pela Proex-UEPG. De acordo com a equipe organizadora do evento, “Por meio da exposição, torna-se possível desmistificar crenças populares associadas a esses animais, que dificultam as orientações em casos de encontros indesejados. A mostra científica colabora para que a comunidade saiba agir corretamente em casos de acidentes graves com espécies venenosas, além de promover e enriquecer o conhecimento sobre a nossa fauna. “ Com o objetivo de colaborar com o enriquecimento acadêmico de nossos futuros Professores sobre as medidas a serem tomadas diante a situações que envolvam acidentes com animais peçonhentos, bem como oferecer subsídios para ajudar a reconhecê-los evitando possíveis acidentes, a Professora Lilian Schuber relata que a visita técnica foi de significativo enriquecimento pois “pudemos identificar a aranha-marrom e algumas espécies de escorpiões e serpentes como a urutu, capturados em nossa região. A seguir temos os depoimentos de algumas alunas.

“Fizemos uma visita maravilhosa na exposição que aconteceu na Proex, onde adquirimos e aprimoramos alguns conhecimentos. Foi um momento de muita interação e esclarecimento de dúvidas que surgiam durante a visita. Pudemos observar difentes animais peçonhentos, e descobrir suas características em comum, e próprias de cada espécie. Aprendemos como agir caso haja um acidente com algum deles e também como saber se aquele determinado animal irá atacar ou não. É uma visita muito interessante e de muito aprendizado”, contou Ana Luiza Medeiros de Carvalho.

“Nossa visita à exposição de animais peçonhentos foi muito interessante e proveitosa. Vimos diversos animais em vidros, como aranhas, cobras e escorpiões. Observamos diferentes espécies de cada animal. Além disso, ouvimos explicações de como agir em casos de acidentes com esses animais e conhecemos características e curiosidades sobre eles. As explicações foram realmente muito interessantes de ouvir, pois através delas aprendemos mais sobre animais que não são apenas peçonhentos, mas são cheios de curiosidades e peculiaridades”, destacou Maria Eduarda de Oliveira Souza.






















Comentários