Álbum da vida

Professora Rosiclea Florsz de Bortoli Silgre, 2º ano Curso de Formação de Docentes. Colégio Sagrada Família de Ponta Grossa.

Nesse primeiro trimestre a turma do 2º ano CFD do Colégio Sagrada Família no componente curricular METODOLOGIA DE HISTÓRIA junto com a Professora Rosiclea Florsz de Bortoli Silgre realizaram a projeto ÁLBUM DA VIDA. O objetivo deste projeto é incentivar o trabalho com a fonte histórica visual, a fotografia, como também recuperar as memórias de cada educando. Foi apresentado o conceito de "Álbum da Vida" como uma símbolo para a jornada pessoal, destacando que inclui momentos significativos, memórias e experiências que moldam quem somos..

A criatividade da turma foi admirável, realizaram trabalhos belíssimos como a Nahuana que fez o álbum da vida em formato de livro de conto de fadas “quando olhamos fotos revivemos nossos sentimentos e lembramos de coisas que esquecemos”, já a Isabelle confeccionou a rolo da vida com conforme desenrolava apareciam as fotografias, “revendo nossas fotografias e histórias antigas, me fez ficar com saudades”. A Beatriz fez a árvore da vida com lindas fotografias” achei uma atividade prazerosa, adorei recordar cada momento vivido em cada uma das fotos”, o Murilo realizou a cortina da vida “foi uma experiencia divertida e nostálgica”, a Amanda foi longe em sua criatividade elaborou o guarda-chuva da vida “ relembramos pessoas que já se foram”, a Leticia criou a caixa com fotos de sua vida “ter a oportunidade de mostrar essas lembranças foi uma experiência muito divertida”.

A Maria Eduarda fez um livro de aventuras de sua vida “com esse trabalho pude revisitar memórias boas e ruins que foram fundamentais para minha vida”, Livia criou o painel da vida, “enquanto fazia o trabalho percebi a importância de fotografar a nossa história”, Andrea fez uma câmera com suas fotografias, “é muito bom lembrar de memória passadas e ver como nossa vida evoluiu ao longo dos anos, Julia Liebel fez o álbum da vida dentro de uma caixa “foi um trabalho bem legal de desenvolver, produzir os materiais foi divertido, mas escolher as imagens foi difícil”, Samantha criou o rolo de filme de sua vida, “gostei muito de compartilhar as minhas experiência de vida”, Julia Teixeira o baú da vida “todos em sala de aula compartilharam momentos e sentimentos importantes”, e a Bianca a cortina de sua vida “ trazendo a nostalgia e saudade do passado através das memória individuais dos alunos”.

A confecção desse trabalho nos fez refletir sobre nosso "Álbum da Vida" que nos permite não apenas recordar o passado, mas também compreender melhor o presente e vislumbrar o futuro. Cada experiência, seja ela positiva ou desafiadora, contribui para a complexidade e riqueza de nossa identidade individual. Ao reconhecer e valorizar essas experiências, podemos desenvolver um maior entendimento de nós mesmos e dos outros ao nosso redor. Além disso, ao compartilhar nossos "Álbuns da Vida" com os outros, criamos conexões significativas e promovemos a empatia e o entendimento mútuo. Descobrimos que, apesar das diferenças em nossas histórias pessoais, há elementos universais que nos unem como seres humanos. E para concluir esse trabalho os educandos farão um plano de aula para as turmas do fundamental I.
















Comentários