CIÊNCIAS - ATIVIDADE PRÁTICA / LÚDICA DOS 7º ANOS

AUTORA
Professora Lilian Schuber

As atividades lúdicas favorecem o envolvimento mais íntimo do aluno com o assunto proposto. São propostas dinâmicas e convidativas e despertam uma participação voluntária dos alunos que desenvolvem com excelência a atividade proposta. Embalados pela curiosidade os alunos dos 7º anos das três unidades do Colégio sagrada Família, orientados por seus respectivos professores, produziram maquetes representativas dos vírus, utilizando material “sucata” e muita criatividade. Sabemos que os vírus são organismos microscópicos, de alta complexidade e difícil compreensão, sendo altamente prejudiciais à saúde humana. Após pesquisas realizadas sobre a forma e a estrutura de alguns vírus, os alunos fizeram representações muito criativas. A Professora Lilian Schuber, coordenadora da área de Ciências comenta: Foi muito gratificante acompanhar o planejamento e a execução dos modelos dos vírus e perceber que as informações básicas sobre esses organismos tão prejudiciais a nossa saúde foram melhor compreendidos e serão utilizadas no dia a dia deles. As equipes, através de seus representantes deixaram seu comentário sobre a atividade:

Equipe: vírus do tabaco: é importante fazer maquetes pois incentivam a aprendizagem com a diversão e o trabalho em equipe, além de estimular a criatividade com os matérias disponíveis (Davi Padilha).

Equipe: Corona vírus: as maquetes produzidas ajudam a visualização do conteúdo na vida real e permite a possibilidade de ver o produto em diferentes ângulos. Podemos ver mais facilmente as estruturas presentes e facilita a memorização. Percebendo também a diferença entre os vírus. (Maria Augusta Sand)

Equipe: Bacteriófago: é importante fazer uma maquete por vários motivos, dentre eles estã; compreender a estrutura do vírus, facilitar a memorização, simplificar com exemplos e se aprofundar no assunto. (João Vitor Schimanski)

Equipe: Gripe: a importância de fazer a maquete sobre o vírus obter conhecimento sobre a matéria, conhecer suas estruturas. Ajuda a melhorar o conhecimento e o aprendizado, ter uma visão mais ampla da matéria estudada. (Valentina Ribeiro)















Comentários