Tempo de festa junina!

AUTORA
Professora Bianca Meira Lopes, 1ª série B, Ensino Médio

Algumas turmas da 1ª série do ensino médio escreveram contos dentro da temática “festa junina”. De acordo com a proposta, os alunos deveriam criar uma história que tivesse como ambiente narrativo uma festa junina e como causador do conflito um dos seguintes elementos: comidas típicas, músicas, danças, roupas, brincadeiras ou histórias juninas. Além disso, era necessário cumprir com a estrutura do gênero conto, que é tradicionalmente oral, e por isso, foram permitidas expressões orais regionais nas falas das personagens.

O texto da aluna Yasmin Graboski é resultado dessa proposta. Ela escolheu o elementos “histórias juninas” como causador do conflito de seu conto.

Histórias juninas

Eu acabara de chegar na maior festa que havia visto em toda minha vida. Estava passando as férias na casa da minha tia e da minha prima, eu não estava trajada para a ocasião (sinceramente, preferia estar em casa, lendo um bom livro). Logo que chegamos, as duas foram espontaneamente dançar quadrilha, enquanto eu, estava sentada, observando a dinâmica da festa. Minha tia gritou, de longe:

– Se num vier dançar agora, o Quadrilheiro já chama você!

O Quadrilheiro. Uma história que minha avó contava nas noites de festa junina. Ele era um homem que gostava tanto de dançar quadrilha que, depois de sua morte, tornou-se um espírito que chamava e perseguia as pessoas que estavam paradas para que dançassem com ele.

Depois de voltar das minhas memórias, percebi que um homem sorridente me chamava para dançar. Recusei os convites insistentes e fui para fora, na tentativa de fugir dele, porém, ele me perseguia. Eu, desesperadamente, comecei a correr e gritar por ajuda. Então, esbarrei na minha tia e, rapidamente, expliquei tudo. Ela, que era benzedeira, segurou minhas mãos e fez uma oração, quando terminou, me senti aliviada e protegida. Lentamente, voltei ao meu lugar, enquanto via o vulto do homem desaparecendo entre a mata. Eu tinha certeza: era o Quadrilheiro.




Comentários