Escrita antiga e mumificação - 6º ano

AUTORA
Professora Carina Silva

PARTICIPANTES
Professoras Grazyelli Costa e Rosiclea Silgre

No segundo semestre, os alunos do colégio Sagrada Família realizaram atividade avaliativa do componente curricular História na qual puderam executar práticas de civilizações antigas por eles estudadas, mesopotâmicos e egípcios.
 
Os alunos experimentaram escrever com o alfabeto cuneiforme dos sumérios em placas de argila e também usando os hieróglifos egípcios em papel similar ao papiro, utilizado na antiguidade.
Ainda, realizaram a mumificação de uma maçã e, após 3 semanas, conferiram o resultado do experimento.

Ao experienciar tais práticas, os alunos puderam perceber as dificuldades e diferenças em relação as práticas atuais. Também foi possível perceber a importância das fontes históricas para a construção do conhecimento histórico. A fragilidade e o valor do patrimônio material também foram problematizados, dessa forma, evidenciamos a necessidade de políticas de preservação e valorização das fontes históricas.

Proporcionar aulas práticas, além de tornar a aula mais dinâmica e divertida, também é uma forma de colocar a História mais próxima do cotidiano dos alunos.
Mesmo com o ensino híbrido, foi possível realizar a atividade de forma satisfatória e com grande interesse por parte dos alunos.

RELATO DOS ALUNOS
Rafaela Krolow Bandeira

Percebemos com as atividades e com os vídeos que assistimos, que a escrita, por volta de 4.000 anos atrás, ainda não era para todos. Os escribas eram muito valorizados pelo seu trabalho (somente eles e pessoas nobres tinham oportunidade de ler e escrever), já que teriam que ler e registrar leis, por exemplo. A experiência que tivemos na escola ajudou a entender como eles faziam a escrita hieroglífica e cuneiforme, percebi dificuldades em fazer, há muitos detalhes e para realizar a escrita cuneiforme na
argila, com o palito de churrasco (que foi a ferramenta que usei), requer bastante paciência.

Nathan Pinheiro Ferreira
Achei muito interessante, aprendi melhor sobre as escritas cuneiforme e hieroglífica. Percebi a dificuldade para realizar a escrita naquela época, pois necessitava de grande aprendizado. Gostei muito da atividade prática, nos divertimos muito!














Comentários