Gênero textual lambe-lambe

AUTORA
Professora Inês Tlumaski Dias, sétimos anos

Durante as aulas de Laboratório de Redação, os alunos dos sétimos anos da Sede Auxiliadora trabalharam com o gênero textual lambe-lambe.

Primeiro, conheceram um pouco da história desse interessante tipo de cartaz que surgiu no século XIX como uma forma de propaganda. Após a Segunda Guerra Mundial, a utilização desse tipo de poster ressurgiu como forma de protesto. Atualmente é muito utilizado como uma forma de intervir artisticamente em espaços urbanos para transmitir mensagens positivas.

Ao analisar os lambe-lambes, os alunos discutiram sobre algumas famosas frases facilmente encontradas, com “Mais amor, por favor” do artista Ygor Marotta. Com essa frase o artista pretendia despertar a atenção das pessoas para o que há de mais belo: o amor. Fez um pedido de alerta em meio à toda agressividade, violência. Pouco tempo depois, a frase estava replicada por toda internet.

Depois de conhecer o gênero, as turmas criaram seus próprios lambe-lambes, ressaltando toda a questão vivida durante a pandemia, propondo mais amor, união, respeito e empatia com o próximo.

Depoimentos dos alunos

“O lambe-lambe despertou muito o meu interesse, porque é um gênero textual que, por meio dos muros, praças, pontos de ônibus etc., traz uma mensagem motivacional, de amor, afeto. Além disso, é uma obra de arte muito criativa, pois cada artista cria uma frase que pode alegrar, transformar o nosso dia.” - BIANCA EDUARDA MAFFINI


“Uma breve mensagem que transmite amor e paz, ajuda a superar essa época conturbada. A arte, nesses tempos difíceis, possibilita “alegrar” nosso dia a dia e a mostrar que sempre devemos ter esperança de que tudo melhorará.” - GABRIELA VIEIRA DE OLIVEIRA

Aluno LUCAS CARBONAR MILÃO expondo o lambe-lambe produzido.

Lambe- lambe produzido por FRANCISCO PEREIRA DE AGUIAR

Produção de  BIANCA GOMES DOS SANTOS

Releitura do lambe-bambe do artista Ygor Marotta feita pelo aluno BRUNO XAVIER PINTO

Comentários