Dobradura ensina as características do texto instrucional

AUTORA
Professora Wilcilia Tabor Santos, 5º ano

O que é instruir? Segundo o dicionário online, em uma das acepções, é dar direcionamentos, fazer cumprir ordens. E foi essa a atividade praticada com os alunos do quinto ano do Colégio Sagrada Família. Eles conheceram esse gênero textual fazendo uma dobradura da cabeça de um cachorro, a qual foi colada como abertura do segundo trimestre no caderno de Língua Portuguesa. Em seguida, os alunos realizaram a interpretação de texto proposto no livro didático.

Através dessa atividade, os alunos perceberam que existem diversos textos que instruem, os quais são chamados de textos instrucionais. “Foi muito interessante que, durante a aula, os alunos citaram outros textos com essa finalidade; como regra de jogo, receita culinária”, complementa a professora de Língua Portuguesa Wilcilia Tabor Santos.

A professora explicou que o texto instrucional auxilia a pessoa a realizar alguma atividade que precise de uma orientação, ou seja, seguir passos e chegar a um objetivo final. Para colocar em prática, os alunos escolheram uma outra dobradura e produziram um texto instrucional. Com o texto produzido, os alunos seguiram os passos e realizaram a dobradura para colar no caderno de redação como abertura do segundo trimestre.

Boxe

Cabeça de um gato

Material

1 folha de sulfite

Passo a passo

1- Dobre a folha ao meio, formando um triângulo.

2- Dobre mais uma vez ao meio, somente para formar um vinco.

3- Dobre as duas pontas sem chegar até o vinco. Essas duas pontas serão as orelhas do gato.

4- Dobre a ponta central para baixo, formando o topo da cabeça do gato.

5- Vire-o para o outro lado.

6- Pinte o rosto e está pronto a dobradura.

Comentários