Alunos conhecem o gênero textual lambe-lambe

AUTORA
Professora Wilcilia Tabor Santos, sétimos anos

No último dia 27 de maio, as turmas do sétimo ano do Colégio Sagrada Família (Unidade São José) conheceram um gênero textual denominado lambe-lambe. Esse gênero passa desapercebido quando está exposto pelas ruas, e muito comum no estado de São Paulo. “Lambe-lambe é um gênero textual que apresenta uma frase curta com uma mensagem positiva ou reflexiva, e está presente, principalmente, nas ruas”, disse a professora de produção de texto Wilcilia Tabor Santos.

Como era um gênero desconhecido pelos alunos, a professora apresentou duas reportagens que trataram a respeito do lambe-lambe, além de resolver atividades de interpretação de texto no livro didático. Em seguida, os alunos produziram um lambe-lambe com o tema “amor ao próximo, cuidar do próximo, cuidar de si”. Esse gênero pode ser produzido através da técnica da escrita, recorte das letras formando palavras e do uso da tecnologia do programa word; os alunos tiveram a opção de escolher uma delas.

Após a produção, os alunos colocaram em exposição seus trabalhos. “Nessa atividade, podemos dizer que há três componentes curriculares unidos: arte, filosofia e língua portuguesa”, concluiu a professora.






Comentários