Impressionismo

Autora: professora Mara Lucia Moro, Artes, 7º ano

Impressionismo – França, século XIX. Este movimento artístico é percebido como ruptura na História da Arte. Com o surgimento da fotografia, pintar deixa definitivamente de ser a representação da realidade de forma naturalista. Os artistas buscam então discussões acerca da própria arte e criam uma nova visão de pintura utilizando pinceladas soltas dando ênfase na luz, na cor e no movimento. Geralmente, as telas eram pintadas ao ar livre para que o pintor pudesse capturar melhor as cores da luz e da natureza. Seus objetivos, portanto, eram voltados ao registro da luz solar sobre pessoas, objetos e sobre a natureza. Os nomes mais conhecidos do movimento Impressionista foram: Claude Monet, Paul Cézanne, Edgar Degas, Piette-Auguste Renoir, entre outros. 
Após a contextualização histórica do movimento artístico, os alunos do 7º ano, foram estimulados a pintar o tema escolhido por cada um de forma rápida, procurando representar a “impressão” do tema em questão e atentando para que as cores e tonalidades não fosse, obtidas pela mistura das tintas e sim fossem puras e distribuídas na produção em pequenas pinceladas.

"O impressionismo tem grandes qualidades ,dentre elas,impressionar."
Sarah Milléo De Souza, 7 ano B

"Impressionismo
De um jeito colorido
Traz o realismo
Em tons coloridos."
Grazielly do Bomfim Antisko, 7°B, Centro

"O impressionismo é uma técnica artística muito conhecida e, seu nome originou-se de um deboche."
Ana Beatriz Pucci de Jesus, 7 ano B, Sede Centro

"Pinto a natureza, 
Pinto flores,
Uso o impressionismo, 
Enquanto brinco com as cores!"
Ana Beatriz Pucci de Jesus, 7 ano B, Sede Centro

"O impressionismo é uma técnica de arte que teve esse nome com um olhar de deboche. Os principais temas abordados são paisagens."
Luana Kopke Cruz - 7°A - Centro.

"Para fazer uma pintura impressionista é só deixar o coração te guiar !"
Helena C.F. Honesko, 7°A, Centro



















Comentários