Observação, análise e identificação dos verticilos florais

Autora: professora Lilian Schuber, Ciências e Biologia

As atividades práticas para o desenvolvimento das aulas de Ciências Naturais, são ferramentas indispensáveis para a construção do conhecimento e são realizadas com alunos de Ciências dos sétimos anos do Colégio Sagrada Família,  e nessa semana o assunto investigado foi as encantadoras flores, com sua grande diversidade,  das  minúsculas e singelas como as flores do campo, às mais perfumadas ou com cores e aspectos belíssimos como o amarelo girassol.

Diante da natureza com seu perfeito equilíbrio as flores são responsáveis pelo processo de reprodução de uma grande variedade de vegetais, seu pólen pode "viajar" pelo ar com a ajuda do vento ou ser levado com a ajuda de diversos animais como abelhas e borboletas,  chegando até outras flores para a fecundação e formação de sementes que continuarão a vida vegetal. É  dessa forma que a natureza funciona e mantém tamanha  diversidade ecológica originando jardins floridos e criando maravilhosos cenários de uma beleza ímpar.  

Embalados nesse contexto encantador,  os alunos dos sétimos anos não mediram esforços para coletar as mais diversas flores e analisar sua estrutura externa e identificar as partes reprodutivas. Como proposta de nossos alunos para dar continuidade a essa atividade prática, vamos plantar algumas flores utilizando como vaso as garrafas pet que seriam descartadas, assim contribuiremos para deixar o ambiente mais agradável e reaproveitamos as garrafas. Dessa forma comungam teoria e prática, no desenvolvimento das aulas de Ciências Naturais para a construção de um conhecimento que será perpetuado no cotidiano de nossos educandos. Como expressou uma de nossas alunas "Nossa! Nunca imaginei que uma flor  além de sua beleza,  pudesse representar tanta vida!


Autora: professora Fabiana Maria Perreto, Língua Portuguesa

Aproveitando o conhecimento que adquiriram nas aulas de Ciências sobre as flores, os alunos dos sétimos anos do Colégio Sagrada Família, para a disciplina de Português escreveram quadrinhas ( uma estrofe com quatro versos) e  ilustraram  com fotos sobre o tema. Vale a pena sua leitura, ficaram maravilhosas!

                                                                                                    ◆


Autora: coordenadora pedagógica Rosangela Maria Graboski



Sou admiradora do Girassol, cujo nome científico é Helianthus annus que significa flor do Sol.



A admiro pela leveza e delicadeza de movimento. E também por sua semente conter a vitamina E.

Sua beleza dá brilho ao olhar e a vitamina E alivia a dor ...

Dentre todas as flores, admiro o girassol pela gentil cortesia a se inclinar ao Sol

                                                                                                    ◆


"Tanta flor! Tanta flor!

Diz o beija flor.

Para que beijar  tantas, afinal, só

uma me encanta."

Giovana Noviski Nadal 7ºB

"Para o fruto de amor.
Então Rosa colhemos
Como espinhos e dor,
Mas felizes vivamos."
Eduardo Ferreira, 7ºA São José













































































Comentários