Contos Encantados da América Latina (Alunos)

Autores: alunos do 7º ano São José

"O MOSQUITO - Um mosquito queria viajar pelo mundo. Na primeira noite fria fora de casa , seus pés foram queimados pela geada . Com esse problema , ele foi e perguntou para a geada se ela era tão forte a ponto de queimar seus pezinhos, a geada mandou o mosquito perguntar o mesmo pra o Sol , e assim foi até chegar no homem que disse que a morte era mais forte do que ele , então o pobre mosquito foi e questionou para a morte se era mais forte que o homem , ela simplesmente esmagou o coitado." - Polyana Ferreira de Carvalho, SJA, 7º ano.
"João Bobo e o segredo da princesa. República Dominicana. O rei estava anunciando a mão de sua filha,a princesa,ele propôs um desafio para o rapaz que pedisse a mão dela,o desafio era adivinhar o que ela trazia ao seu peito. João Bobo,um rapaz que estava andando, escutou o que o rei disse ,e foi logo pegar um dos seus três porcos em sua casa e passou na frente do castelo. A princesa já foi perguntando quanto valia o porco. João Bobo disse que não valia nada , era só ela mostrar seu tornozelo,e ela mostrou. Passou outra vez, com outro porco,a princesa foi logo perguntando quanto valia, ele pediu que mostrasse o joelho. E na última vez pegou o terceiro porco e passou na frente do castelo. Ela perguntou quanto valia e o João Bobo perguntou o que ela trazia ao seu peito, ela mostrou e havia uma enorme trança , seus CABELOS." -Emanuelle Justus, SJA, 7º ano.

"Ah Kin Xooc E a música. A muito tempo atrás , os únicos seres vivos que falavam e escutavam,eram os pássaros, e o grande sacerdote maia, mais nenhum som se propagava pela Terra. Em uma tarde, o canto de Ah Kin Xooc era tão lindo que os pássaros ficaram só escutando e os homens voltaram cansados, depois de uma péssima colheita, e o sarcedote ficou triste com isso, e foi falar com os deuses para que as coisas da Terra escutassem e falassem, e os deuses gostaram da ideia, e assim as pessoas conseguiram cantar e ouvir e vivem felizes até hoje." - Nome:Matheus de Andrade Rocha, SJA, 7º ano.

"A MULHER E O CARANGUEJO -HAITI E CUBA. François se sentia sozinho então, foi a procura de uma esposa,logo achou uma mulher que lhe agradou. Ela disse que se casaria com ele, com uma condição, se adivinhasse seu nome. Todo dia, quando o homem saía ela cantava: Ninangó Ninangá... Certo dia, o caranguejo escutou e contou a François, Ninangó brava deu uma enxadada no caranguejo, assim rachou sua carapaça. E de ambos não se ouviu mais falar." - Bianca Freitas Bahr, SJA, 7º ano.

"O presente da aranha branca - Paraguai. Piki tinha uma boa vida de curumim,acordava cedo para espiar os adultos.Ele vivia e aprendia ,mas sua tarefa era brincar. Uma vez foi pegar água no rio e viu uma aranha se afogando, ajudou a pequenina ,desde então,a aranha e ele se tornaram melhores amigos. O tempo passou e ele virou um grande homem,em uma de suas idas ao rio buscar água viu Tukira, a filha do chefe,e se apaixonou,mas o chefe queria alguém com a grandeza de Tukira então, anunciou um campeonato para ver quem era digno de se casar com Tukira, Piki prevaleceu até a última competição ,que se tratava de conseguir o presente mais bonito para Tukira, a aranha ajudou Piki a ganhar e viveram uma bela vida juntos." - João Eduardo Penczkoski, SJA, 7º ano.

"O Baile da Dona Macaca-Cuba. Em Havana Dona Macaca morava, era muito charmosa e adorava dançar.Ela vestia-se como mulher e gostaria muito de ser uma humana.Então,resolveu esconder seu rabo,enrolou-o em seu corpo e prendeu seu cinto bem forte para que o rabo ficasse preso. Como todos de Havana sabiam que ela era uma mac, mas ele não podia ser guloso,não poderia ser magro,pois pareceria muito doente,não poderia fumar,pois a fumaça era muito fedorenta e teria que saber e gostar de dançar. Achou então, Salustiano e por ele apaixonou-se. Um dia, no baile, Monita foi junto com Salustiano. De tanto dançar o cinto soltou e seu rabo apareceu,todos espantaram-se e Dona Macaca saiu correndo e nunca mais apareceu." Evelyn Jonack Krik, SJA, 7º ano.

"O palácio encantado. Um velho chefe Tehuelche caminhava sozinho pelas cordilheiras andinas, o ar frio e rarefeito ,as montanhas de pico nevado , os vales e os lagos interneciam seu coração , enquanto andava pensava em sua esposa Huapi , uma mulher de bom coração , logo percebeu um coro de vozes que o chamavam , elas então começaram a entoar uma canção que tranquilizou seu coração . No topo da montanha, repousa um segredo , um precioso segredo e brilha no palácio encantado o ouro de nossos ancestrais,as vozes o convidaram a visitar o palácio , então ganhou um jarro de ouro , mas não poderia falar a ninguém sobre o palácio então, foi para sua casa quando chegou contou tudo a sua mulher e assim o jarro sumiu." - Aluna :Maria Vitória Cunha, SJA, 7º ano.

"Boa lhama- Peru. Um antigo povo peruano tinha uma dócil lhama chamada Yacana, ela fazia várias tarefas como o transporte de tudo, como não existiam carros e carroças, a lhama tinha valor inestimável. Mas certo dia, Yacana não queria fazer nada, pois estava angustiada, então em dado momento falou que estava pressentindo uma inundação, que seria resultado da guerra entre o Sol e a Terra, pois o Sol estava muito quente e a Terra queria apagá-lo e para se proteger todos teriam que subir na montanha mais alta, todos acreditaram na lhama no caminho para a montanha, menos as raposas que quando começou a inundação molharam as pontinhas do rabo delas e elas saíram desesperadas atrás dos outros animais. O Sol implorou para a Terra parar, então ela propôs um acordo originando assim o dia e a noite." - Rafaella Kerek, SJA, 7º ano.




















Comentários