Reino Fungi (Lilian)

Autora: professora Lilian Schuber, coordenadora e professora de Ciências

As atividades práticas no laboratório de Ciências  Naturais,  são ferramentas indispensáveis para o desenvolvimento da investigação científica e foram realizadas com os alunos de Ciências dos 7° anos A e B do Colégio Sagrada Família São José,  orientados pela professora Lilian Schuber que é coordenadora da disciplina de Ciências Naturais   do Ensino Fundamental II.

O ensino de Ciências Naturais do Colégio Sagrada  Família,  disponibiliza aos alunos do Ensino Fundamental II, acesso à produção do conhecimento através do desenvolvimento de atividades práticas com caráter investigativo , utilizando como ferramentas a pesquisa,  a preparação de experimentos  com os materiais do laboratório de Ciências,  a observação e análise do desenvolvimento desses experimentos,  a coleta de dados para a organização dos resultados e a construção da conclusão sobre  a aplicação do aprendizado no cotidiano de nossos educandos.

Os conteúdos abordados na teoria sobre a importância dos fungos em nosso cotidiano,  ora sobre sua ação decompositora que pode gerar projetos de reciclagem da matéria orgânica,  ora sobre sua ação fermentativa,  amplamente utilizada em nosso dia a dia , como a panificação,  a professora Lilian Schuber propôs que os alunos escolhessem um alimento e a partir de uma amostra armazenada em recipientes fechados,  para que pudessem observar  o processo de decomposição,  a formação de seus resíduos e concluir sobre sua importância para o ambiente,  quando bem aplicados.  Abordou ainda a ação patogênica que esses fungos podem desenvolver  quando manuseados de maneira incorreta.  

Os alunos tiveram a oportunidade de observar nas dependências do Colégio,  que é amplamente arborizada   a formação de líquens e orelha-de-pau, estruturas que representam o Reino Fungi. Também foram preparadas amostras com o fermento biológico para a visualização do processo de fermentuação com a produção de dióxido e carbono,  envolvendo conceitos que serão estudados futuramente em Química. Segundo o estudioso sobre os processos de aprendizagem  significativa,  David Ausubel,  "o estudo que os alunos realizam na escola será mais significativo a medida que sejam estabelecidas relações dos assuntos cotidianos previamente construídos , com os assuntos teóricos propostos  e reafirmados com as atividades práticas " .Dessa forma as orientações pedagógicas do Colégio Sagrada Família estão voltadas para o desenvolvimento de uma prática de ensino,  embasada na investigação científica, objetivando a construção de uma aprendizagem significativa. 

O registro dos resultados dessas atividades foi realizado pelos alunos do 7° A do São José,  que o fizeram com muito empenho,  curiosidade e capricho.

Fotos: Joyce Nirelly Carraro






Fotos: Polyana Ferreira de Carvalho







Comentários