Concurso Livro RECORDAÇÕES

Professores Cristiane Mika, Alberto Lemes Mikoski, Ketlyn Souza e Mara Lúcia Moro. 4° ano do ensino fundamental e 3°ano do ensino médio.

No ano em que Ponta Grossa comemora seus 200 anos, o Colégio Sagrada Família faz sua passagem de 90 anos de contribuição para a educação de gerações da nossa cidade. Para essa comemoração e como atividade permanente do colégio a Edição XXXV do livro Recordações da maior família que já tive e a Edição XXIII Recordações da maior família que já tive – Bons tempos de criança, além de contar com as produções literárias das áreas de linguagem, os alunos puderam participar de um concurso de desenho para que pudéssemos definir a capa dos livros desse ano de 2023.

Para isso, em um primeiro momento, os alunos do 4ºano do Ensino Fundamental a 3ª série do Ensino Médio, das Unidades do Centro, Auxiliadora, São José e São Zygmunt, foram convidados a participar do concurso de desenho, no qual tinha como tema “90 anos do Colégio Sagrada Família – Ponta Grossa e 200 anos da cidade de Ponta Grossa”. Após fazerem suas produções, seguindo o regulamento especifico, foram selecionados nove desenhos para comporem a parte interna do livro e definido o desenho vencedor para ser a capa das duas edições do livro. A escolha dos desenhos foi feita pela equipe de Arte do colégio, sendo a Coordenadora da área a Professora Cristiane Mika e os professores pertencentes à área Alberto Lemes Mikoski, Ketlyn Souza e Mara Lúcia Moro.

Desenhos para livro:

Aluna: Stella Salache de Souza – 3ºEM – Colégio Sagrada Família – Centro


Estudo desde pequena no colégio e foi a partir dele que vivi passeios, aulas, e conversas que contaram a história de Ponta Grossa. A inspiração, portanto, veio da linha do tempo dos anos que se passaram e aprendi como se estivesse em uma linha do trem, onde os professores são os maquinistas e meus amigos são os passageiros que fizeram companhia nesse passeio incrível. Representei os pontos turísticos como se fossem estações e o colégio como o trem, o qual nos leva pelos trilhos. Aprendi sobre vida, beleza e natureza e assim mostrei, nesse desenho, todo carinho que tenho pela educação que tive. Espero que haja sempre novos caminhos e estações nessa linha do trem.




Desenhos para divisões internas do livro

PARA INICIAR OS TEXTOS DA SEDE CENTRO:

Aluna: Luize Vitória Serenato Bandil – 3ºCFD – Colégio Sagrada Família – Centro



Minha maior inspiração para a minha arte é justamente o caminho que tive durante toda minha vida no Sagrada. Não exatamente uma inspiração direta, mas aquele sentimento de pertencer a algum lugar, pertencer a uma das maiores famílias de Ponta Grossa, que em 2023 completou 200 anos de existência. E nesses 200 anos em 90 deles, nosso colégio fez parte da vida de milhares de alunos, professores, funcionários e famílias que já o vivenciaram. É claro que indo de educação infantil até a faculdade, ideia que também quis representar em minha ilustração, o Sagrada marca nossas vidas de alguma forma. As brincadeiras, a festa junina, os desfiles, a ECISAF, o Fecundarte, a Feira do Empreendedor, o livro Recordações da maior família que já tive; a princípio parecem coisas tão simples, são alguns exemplos de pequenos momentos que nos marcam tanto, além das amizades feitas aqui e dos professores que nos educam e inspiram para a vida. Por isso digo, por experiencia própria, que minha vivência dentro do Sagrada durante todos esses anos em que estive aqui, foram uma das minhas maiores inspirações, não só artística, como também profissional e para a vida. Que venham muitos mais anos de histórias, trabalho, carinho, amor e inspiração para as nossas futuras gerações, que sejam marcadas assim como me marcaram. Feliz 90 anos Colégio Sagrada Família, 90 anos marcando vidas em Ponta Grossa.

PARA INICIAR OS TEXTOS DA SEDE AUXILIADORA:

Aluna: Isabela Louíse Rosa Cavalcanti – 5ºano SA – Colégio Sagrada Família – Auxiliadora


Ultimamente estou optando por fazer desenhos bem coloridos, que para mim, isso representa a felicidade, como a alegria de estar estudando nesse colégio quem a 90 anos educando mais, e mais seus alunos. Coloquei várias flores que representam a perfeição e a pureza e também girassóis no canto do desenho, que significam a felicidade. Desenhei a Irmã Edites segurando um coração com o número noventa em seu meio, representando os 90 anos do Sagrada Família. Fiz alguns alunos do nosso colégio tirando fotos atrás da taça de Vila Velha. Por último, desenhei a Catedral Sant’Ana, que para mim, é um dos lugares mais lindos que já vi de Ponta Grossa.
Aluna: Daniella Schelesky Cabral – 3ºEM – Colégio Sagrada Família – Centro


Em homenagem aos 200 anos de Ponta Grossa e 90 anos do Sagrada Família, ilustrei a Maria Fumaça, um grande símbolo de modernidade para nossa cidade, que trouxe muitas inovações e foi um dos alicerces para ela se tornar o que é hoje. Em tamanha igualdade há o Colégio Sagrada Família, que abriu horizontes, formou e ainda forma tão bem os cidadãos pontagrossenses. Desse modo representei o colégio dentro da fumaça que sai do trem, pois como a fumaça que se dispersa e fica apenas na memória, a lembrança do Sagrada fica marcada na vida de todos que tiveram a honra de participar da nossa família.


PARA INICIAR OS TEXTOS DA SEDE SÃO ZYGMUNT:

Aluna: Carolina Moreira de Paula – 5ºano SZA – Colégio Sagrada Família – São Zygmunt


Representei amigos que se consideram como irmãos, familiares, mesmo tendo problemas ou diferenças, de amizade, físico. Tive inspiração pelos meus amigos de escola que juntos criamos uma família.


Aluna: Beatriz Pereira Licheski – 4ºano A – Colégio Sagrada Família – Centro


No meu desenho está a Catedral em homenagem aos 200 anos de Ponta Grossa. A frente está a Irmã Edites Bet em homenagem e representando as religiosas que se dedicam a nossa educação na nossa cidade. Ao lado da Irmã Edites estão as crianças nos representando, estudantes do maternal a pós-graduação. Isso tudo o Colégio Sagrada Família nos proporciona com muito amor e dedicação.


Aluna: Isadora Schomberger Nogueira – 1ºEM C – Colégio Sagrada Família – Centro


Para fazer este desenho escolhi elementos que considero importantes para a cidade, que estivessem na memória dos pontagrossenses, como a Catedral Sant’Ana, a Taça de Vila Velha, a Maria Fumaça e também as torres do Parque Ambiental. Não pude esquecer de desenhar grandes símbolos da cidade, como as araucárias e os dois pombos brancos da famosa Lenda das Pombinhas. Por fim, para representar o Sagrada, não consegui pensar em nada além do próprio prédio do colégio, da sede Centro, onde a jornada do Colégio Sagrada Família começou. É um local cheio de memórias para quem já esteve de passagem, principalmente para os estudantes. Nesse lugar, aprendi tudo o que sei hoje, vivi muitos momentos especiais e conheci pessoas incríveis! Então, nada foi melhor do que fazer esse lugar, que faz parte da história de várias pessoas há 90 anos, inclusive a minha.

Aluna: Lívia Betim Hupalo – 2ºEM C – Colégio Sagrada Família – Centro


Meu desenho representa uma mesa com materiais e fotografias, além de um desenho com giz. A inspiração foram álbuns e colagens, pelos quais podemos preservar memórias: as fotos. Alguns dos elementos são as crianças que são consideradas os “mascotes” do colégio, a imagem de um tropeiro e a reprodução de uma fotografia do Colégio Sagrada Família por volta de 1940-1950. O terço faz referência ao colégio, bem como a medalha representando eventos esportivos da cidade e jogos estudantis.


PARA INICIAR OS TEXTOS DA SEDE SÂO JOSÉ:

Aluna: Maria Clara Pauluk – 6ºano SJB – Colégio Sagrada Família – São José


No meu desenho representei os pontos mais famosos de Ponta Grossa, remetendo ao tema. Fiz várias flores para lembrar que o tempo é belo. E duas alunas, para mostrar como todos nós fazemos parte dessa grande família. A minha maior inspiração foi a minha família, pois ela sempre está conosco, quando vamos viajar, ir à missa ou simplesmente quando levam a gente para a escola. No próprio hino do Sagrada temos a parte “que ensinou até meus pais”, é outra prova de que nossa família está sempre conosco.
Aluna: Maria Luiza Ferreira dos Santos – 6ºano A – Colégio Sagrada Família – Centro


Inicialmente minha ideia foi desenhar vários alunos com sementes nas mãos, significando que nessa escola continuaremos a plantar as sementes da educação, mas desisti da ideia e segui com esse projeto novo. Nesta obra representei funcionários, elementos fundamentais de uma escola. Eu também coloquei um cartaz com 90 escrito, representando os noventa anos do Colégio e nuvens no formato de 200 para representar os duzentos anos de nossa cidade.

Comentários