Visita ao Museu

Professora Cristiane Mika, 2° ano do Ensino Médio. Colégio Sagrada Família de Ponta Grossa

No ano em que Ponta Grossa completa seus 200 anos, os alunos do 2ºEM do Colégio Sagrada Família tiveram a proposta de uma atividade na disciplina de arte, onde a história do bicentenário pudesse ser contemplada. Para dar início a todo o processo da atividade os alunos começaram em sala de aula com um pesquisar sobre a história da cidade, sobre os locais de destaque para a cultura, economia e pontos turísticos.

Após essa primeira pesquisa os alunos foram levados para uma visita ao Museu Campos Gerais, onde tiveram a oportunidade de conhecer aspectos históricos e socioculturais da cidade de Ponta Grossa ao acompanhar a exposição ‘Duzentos’, através de fotografias e objetos que retratavam os aspectos históricos locais e regionais. A mostra apresentada pelo museu os convidou a explorar os diferentes momentos e dimensões particulares da história de Ponta Grossa, desde antes de sua fundação até os dias atuais.

Com essa visita os alunos destacaram o quanto foi relevante perceberem o quanto Ponta Grossa se desenvolveu como relata a aluna Karine Marcondes do 2ºEM SB: “Durante a exposição conhecemos um pouco da história de Ponta Grossa ao longo dos seus 200 anos, vimos como era a educação antigamente, a história da ferrovia, como eram as rádios e como eram gravados os programas de televisão, como eram feitos os jornais, soubemos da história da antiga Catedral, como foi formado o time Operário e por fim também vimos uma exposição sobre o movimento de Hip Hop aqui nos Campos Gerais”.

E como conclusão desta proposta os alunos produziram, em sala de aula, cartões postais, com produções artísticas de colagem e desenho e com objetivo de que escrevem o cartão postal para si mesmos com mensagens para o futuro, para serem lidas daqui a 50 anos. Cada aluno produziu a imagem do seu cartão postal, destacando o que era mais relevante sobre a cidade no momento em que estamos e a mensagem veio principalmente com o desejo de uma cidade ainda melhor, com crescimento e com muito mais possibilidades.

Durante todo o processo dessa atividade os alunos puderam perceber o quanto Ponta Grossa se desenvolveu, nas mais diversas áreas, pudemos ter conversas sobre o a história das famílias, as contribuições dos familiares para o desenvolvimento da cidade, descoberta de curiosidades e pudemos destacar o desejo de como gostaríamos de ver nossa cidade daqui a 50 anos. Não podemos ficar alheios às transformações do nosso mundo atual, onde os alunos estão em constante contato com as mudanças que ocorrem e afetam o modo de ser e de agir do indivíduo na sociedade. E foi através da arte que os alunos puderam retratar a trajetória local nesses 200 anos e como idealizam as novas possiblidades da nossa cidade.










Comentários