Reino Fungi (Lilian)
Autora: professora Lilian Schuber, coordenadora e professora de Ciências
As atividades práticas no laboratório de Ciências Naturais, são ferramentas indispensáveis para o desenvolvimento da investigação científica e foram realizadas com os alunos de Ciências dos 7° anos A e B do Colégio Sagrada Família São José, orientados pela professora Lilian Schuber que é coordenadora da disciplina de Ciências Naturais do Ensino Fundamental II.
O ensino de Ciências Naturais do Colégio Sagrada Família, disponibiliza aos alunos do Ensino Fundamental II, acesso à produção do conhecimento através do desenvolvimento de atividades práticas com caráter investigativo , utilizando como ferramentas a pesquisa, a preparação de experimentos com os materiais do laboratório de Ciências, a observação e análise do desenvolvimento desses experimentos, a coleta de dados para a organização dos resultados e a construção da conclusão sobre a aplicação do aprendizado no cotidiano de nossos educandos.
Os conteúdos abordados na teoria sobre a importância dos fungos em nosso cotidiano, ora sobre sua ação decompositora que pode gerar projetos de reciclagem da matéria orgânica, ora sobre sua ação fermentativa, amplamente utilizada em nosso dia a dia , como a panificação, a professora Lilian Schuber propôs que os alunos escolhessem um alimento e a partir de uma amostra armazenada em recipientes fechados, para que pudessem observar o processo de decomposição, a formação de seus resíduos e concluir sobre sua importância para o ambiente, quando bem aplicados. Abordou ainda a ação patogênica que esses fungos podem desenvolver quando manuseados de maneira incorreta.
Os alunos tiveram a oportunidade de observar nas dependências do Colégio, que é amplamente arborizada a formação de líquens e orelha-de-pau, estruturas que representam o Reino Fungi. Também foram preparadas amostras com o fermento biológico para a visualização do processo de fermentuação com a produção de dióxido e carbono, envolvendo conceitos que serão estudados futuramente em Química. Segundo o estudioso sobre os processos de aprendizagem significativa, David Ausubel, "o estudo que os alunos realizam na escola será mais significativo a medida que sejam estabelecidas relações dos assuntos cotidianos previamente construídos , com os assuntos teóricos propostos e reafirmados com as atividades práticas " .Dessa forma as orientações pedagógicas do Colégio Sagrada Família estão voltadas para o desenvolvimento de uma prática de ensino, embasada na investigação científica, objetivando a construção de uma aprendizagem significativa.
O registro dos resultados dessas atividades foi realizado pelos alunos do 7° A do São José, que o fizeram com muito empenho, curiosidade e capricho.
Fotos: Joyce Nirelly Carraro
Fotos: Polyana Ferreira de Carvalho
Comentários
Postar um comentário